Forma de Pagamento

Parent Previous Next

Resumo: Funcionalidade utilizada para cadastrar as formas de pagamento que serão usadas no sistema no momento do recebimento de uma conta. É importante cadastrar corretamente as formas de pagamento a serem utilizadas, pois é através delas que o sistema fará o gerenciamento de Contas a Receber, Contas a Pagar, etc.


Regras:

1. Não poderá existir Formas de Pagamento com o mesmo nome;

2. Não poderá excluir uma forma de pagamento que já possuir recebimentos. Nesses casos, utilize a opção de "Desabilitar";

3. Se o estabelecimento estiver trabalhando com "NFC-e", para as formas de pagamento de Cartão (nome fiscal 3 e 4), é necessário informar os campos "CNPJ da Credenciadora de cartão" e "Bandeira do cartão".


Execução da funcionalidade:


Para cadastrar uma forma de pagamento, basta acessar o menu "Cadastros > Forma de pagamento":


Menu Cadastros - Forma de pagamento



Você aciona a opção de cadastrar forma de pagamento e o sistema apresenta os campos necessários para inclusão/visualização de uma forma de pagamento, conforme imagem abaixo.


Cada campo possui a descrição de seu significado, basta posicionar o mouse sobre o campo e será exibido um texto de orientação.


Tela Cadastrar Forma de pagamento



O campo "Nome" é o nome dado para a forma de pagamento a ser utilizada no LadFood, porém, esse não será o nome impresso no documento fiscal NFCe. Nesse caso, será utilizado o nome informado no campo "Nome/Código Fiscal" na impressão do documento fiscal NFCe. Esse campo aceita somente 8 caracteres. Os códigos das formas de pagamento para documentos do tipo NFCe, são:


Código

Forma de Pagamento

01

Dinheiro

02

Cheque

03

Cartão de Crédito

04

Cartão de Débito

05

Crédito Loja

10

Vale Alimentação

11

Vale Refeição

12

Vale Presente

13

Vale Combustível

99

Outros



A opção "Aceita troco" indica que quando essa forma de pagamento for escolhida (ver vendas), o sistema permitirá que seja devolvido troco para o cliente no momento do pagamento.


Cadastrar forma de pagamento - opção "Aceita Troco"



A opção "Conta Cliente" é a forma de pagamento mais conhecida como "fiado". No momento do recebimento de conta com esta forma de pagamento selecionada (ver "Venda - Pedido Caixa" ou "Consulta > Comanda" ou "Consulta - Mesa"), será solicitado o CPF do cliente para realizar a consulta da dívida:


Cadastrar forma de pagamento - opção "Conta cliente"



Se você marcou a opção "a prazo", o sistema irá considerar a informação do campo "Dias" no momento da conciliação do caixa para abrir a conta a receber com o valor da compra, subtraindo o valor da "taxa" informada (ver "Caixa > Conciliar").


Exemplo: no campo "Dias" você informou 5 dias. No momento da conciliação do caixa, o sistema irá abrir uma conta a receber contendo o valor da compra, descontando o valor da "taxa" informada e creditando esse valor na conta informada no campo "Conta":


Cadastrar forma de pagamento - opção "A prazo"



Para as empresas que trabalham com emissão de "NFC-e", é necessário informar os campos "CNPJ da Credenciadora de cartão" e "Bandeira do cartão" para as formas de pagamento de Cartão (nome fiscal 3 e 4):


Cadastrar forma de pagamento - Informações complementares necessárias para emissão de NFC-e






Após você inserir as informações nos campos da tela de "Cadastrar Forma de pagamento", basta acionar a opção "Salvar" que a forma de pagamento será incluída e a mensagem informativa exibida:


Cadastrar  forma de pagamento - Mensagem de sucesso



As formas de pagamento incluídas são exibidas abaixo da opção "Salvar" contendo as opções de editar, excluir, habilitar e desabilitar o registro, conforme imagem abaixo:


Cadastrar forma de pagamento - formas de pagamento cadastradas



Você tem a opção de "Editar" a forma de pagamento incluída, clicando no botão "Editar".


Ao acionar "Editar", o sistema apresenta os registros para edição nos campos informados no momento do cadastro. Após alterações, acione "Salvar" e o registro será atualizado:


Cadastrar formas de pagamento  - editar



Conforme orientação na tela, os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios. Caso não sejam informados os campos obrigatórios, após acionar a opção "Salvar", o sistema apresenta os campos que são obrigatórios destacados na cor vermelha:


Cadastrar Forma de pagamento - campo obrigatório não informado



Se informar o campo "Nome" igual ao nome de alguma forma de pagamento que você já incluiu anteriormente, o sistema apresentará uma mensagem de erro e não permitirá que seja salvo.


Cadastrar Forma de pagamento - já cadastrada



Se quiser excluir a forma de pagamento incluída, basta acionar a ação "Excluir".


Se você já utilizou a "Forma de pagamento" em algum recebimento de conta (ver "Venda - Pedido Caixa" ou "Consulta > Comanda" ou "Consulta - Mesa"), o LadFood apresentará uma mensagem de erro e não permitirá a exclusão.


Cadastrar Categoria - Mensagem de exclusão não permitida



Nesse caso, você poderá utilizar a opção de "Desabilitar" a forma de pagamento para que ela não seja mais exibida no LadFood, acionando a ação correspondente:


Cadastrar formas de pagamento - ações de habilitar e desabilitar forma de pagamento


Mas se você ainda não utilizou a "Forma de pagamento" em algum recebimento de conta, o sistema realiza a exclusão e apresenta a mensagem de sucesso:


Cadastrar Categoria - Mensagem de confirmação da exclusão


Created with the Personal Edition of HelpNDoc: News and information about help authoring tools and software