Resumo: Essa funcionalidade permite que seja cadastrado um cartão (comanda) do tipo pré-pago. Dessa forma, o cliente poderá inserir créditos no cartão e utilizar durante o saldo positivo. Porém, se o cliente não possuir saldo ou o saldo estiver zerado, o campo de "Permissão venda negativa" autoriza que seja consumido com o saldo zerado ou negativo o número de vezes que estiver informado nesse campo.
Regras:
1. Não é obrigatório informar um cliente para cadastrar uma comanda/cartão pré-pago;
2. O número da comanda a ser incluída como Cartão Pré-Pago não poderá estar cadastrado na funcionalidade de "Tabela de Preço - Cliente";
3. Não poderá excluir uma comanda pré-paga se ela possuir saldo positivo ou negativo, somente com o saldo zerado (R$0,00);
4. Se informar uma senha no cadastro da comanda/cartão pré-pago, essa comanda não poderá ficar sem senha enquanto possuir cadastro como "Cartão Pré-Pago". Nesse caso, é necessário excluir o cadastro, efetuar o cadastro novamente e não informar uma senha para que a comanda-cartão pré-pago fique sem senha;
5. Se informar uma senha ao cadastrar uma "Comanda/Cartão Pré-Pago", deve-se utilizar a funcionalidade de "Pedido Caixa" para solicitar pedidos a esse cartão pré-pago.
Execução da funcionalidade:
Para cadastrar um "Cartão Pré-Pago", basta acionar a opção "Cadastros > Cartão Pré-Pago":
Menu Cadastros - Cartão Pré-Pago
Após acionar a opção de cadastrar "Cartão Pré-Pago", o LadFood apresenta os campos necessários para inclusão/visualização de uma comanda como cartão pré-pago.
Cada campo possui a descrição de seu significado, basta posicionar o mouse sobre o campo e será exibido um texto de orientação:
Cadastrar Comanda Pré-Paga
O campo "Cliente" se auto completa a partir do quinto dígito informado, tanto informando o número do CPF ou o nome do Cliente, porém, ambos deverão possuir cadastro. Esse campo não é obrigatório, ou seja, você pode cadastrar uma comanda/cartão pré-pago sem vincular um cliente a ele.
Cadastrar Comanda Pré-Paga - Campo auto completar
Se o cliente ainda não possuir cadastro no LadFood, você tem a opção de cadastrá-lo acionando a opção "Novo Usuário":
Cadastrar Comanda Pré-Paga - Novo Usuário
Você pode vincular a comanda pré-paga a uma tabela personalizada de preço. Informe a tabela no campo "Tabela".
O campo de "Permissão venda negativa" irá permitir que a comanda possa cosumir o número de vezes informado nesse campo mesmo estando com saldo zerado ou negativo:
Cadastrar Comanda Pré-Paga - Novo Usuário
Na inclusão de uma comanda pré-paga, poderá ser definido uma senha para que no momento da compra, seja solicitado essa senha. Se esse campo "Senha" ficar em branco, o sistema permitirá a venda sem a necessidade de informar uma senha.
Observação Importante: Se for informado uma senha no cadastro da comanda/cartão pré-pago, essa comanda não poderá ficar sem senha enquanto possuir cadastro como "Cartão Pré-Pago". Nesse caso, é necessário excluir o cadastro da "Comanda/cartão pré-pago", efetuar o cadastro novamente e não informar uma senha para que a "Comanda/cartão Pré-Pago" fique sem senha.
Cadastrar Comanda Pré-Paga - Campo para registrar senha no cartão pré-pago
Após inserir as informações corretas, basta clicar em "Salvar" que a comanda pré-paga é incluída e a mensagem informativa exibida:
Cadastrar Comanda Pré-Paga - Mensagem de sucesso
As comandas pré-pagas salvas são exibidas abaixo do botão "Salvar" junto com as opções de "editar" e "excluir" o registro, conforme imagem abaixo:
Cadastrar Comanda Pré-Paga - registros salvos
Você tem a opção de "Editar" o registro incluído, clicando no botão "Editar".
Ao acionar "Editar", o LadFood apresenta o registro para edição, porém, o campo "Senha" por segurança estará vazio e se ele não for informado, o sistema irá manter a antiga senha do cliente. Após alterações, basta clicar em "Salvar" e o registro será atualizado:
Cadastrar Comanda Pré-Paga - editar
Caso queira excluir o registro incluído, basta acionar a ação "Excluir".
O LadFood só irá permitir a exclusão do registro se o saldo da comanda pré-paga não possuir saldos, ou seja, estiver com saldo equivalente a R$0,00. Se a comanda possuir saldo positivo ou negativo, a exclusão não será permitida.
Mas se a comanda pré-paga possuir saldo igual a zero, o LadFood realiza a exclusão e apresenta a mensagem de sucesso:
Cadastrar Comanda Pré-Paga - Mensagem de confirmação da exclusão
Para inserir créditos na comanda pré-paga, basta acessar o menu "Vendas > Recarga Comanda" (ver "Menu Vendas - Recarga Comanda").
Lembre-se: Se a "Comanda/Cartão Pré-Pago" possuir uma senha, só será possível realizar pedidos/venda para esse cartão pré-pago através da funcionalidade "Pedido Caixa" no LadFood de tarja azul (ver "Vendas - Pedido Caixa").
Conforme orientação na tela, os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios. Se você não informar os campos obrigatórios e acionar a opção "Salvar", o sistema apresenta esses campos destacados na cor vermelha:
Cadastrar Comanda Pré-Paga - Campo obrigatório não informado
Se você informar o campo "Comanda" igual a ao número de alguma comanda que foi vinculada a uma tabela de preço anteriormente (ver "Menu Cadastros - Tabela Preço - Cliente") ou já possuir um cadastro como Cartão Pré-Pago, o LadFood não permitirá que seja salvo e apresenta uma mensagem de erro:
Cadastrar Comanda Pré-Paga - comanda já utlizada