Conta Cliente

Consultas ››
Parent Previous Next

Funcionalidade utilizada  para consultar conta cliente (fiado). Aqui é possível consultar os clientes que estão em débito, visualizar a conta e efetuar o pagamento.


Para consultar a conta de um cliente, basta acessar o menu "Consulta > Conta Cliente":


Menu Consultas - Conta Cliente



Após acessar o menu de consultar conta cliente, o sistema apresenta a tela para consulta:


Tela Consultar Conta Cliente




Nenhum dos campo na tela de "Consultar Conta Cliente" é obrigatório. O usuário tem a opção de consultar todos as contas dos clientes cadastrados no estabelecimento que se está navegando, acionando a opção "Consultar" sem inserir informação campos da tela. O sistema exibirá todos as contas abaixo do botão "Consultar".


Consultar Conta Cliente - Resultado da busca sem filtro



Se o usuário desejar, poderá visualizar várias comandas de uma só vez, basta marcar os clientes que deseja ver os detalhes e clicar na opção "Visualizar Comanda" que fica no final da página:


Consultar Conta Cliente - Opção de visualizar várias comandas



Para visualizar somente uma comanda, basta clicar duas vezes sobre o cliente ou marca-lo e acionar a mesma opção de "Visualizar Comandas".


Após acionar a opção para visualizar a comanda de um ou vários clientes, o sistema apresenta a tela contendo os detalhes:


Consultar Conta Cliente  - detalhes da comanda conta cliente



Para realizar o pagamento de uma comanda conta cliente, basta acionar a opção de "Pagar Conta":



Consultar Conta Cliente - Opção de "pagar conta"



O usuário aciona a opção de "Pagar Conta" e o sistema apresenta a tela para efetuar o pagamento.


Consultar Conta Cliente - Pagar conta



O usuário informa a forma de pagamento e aciona a opção "incluir" para o sistema idenficar o a forma de pagamento e o valor informados. Após acionar a opção "incluir" e em seguida a opção "Salvar", o sistema registra o pagamento e apresenta uma mensagem de sucesso:


Consultar Conta Cliente - mensagem de pagamento efetuado com sucesso


Se o usuário acionar a opção "Salvar" antes de "incluir" o pagamento, o sistema apresenta mensagem de erro:


Consultar Conta Cliente - mensagem informativa para incluir um valor


Após incluir o valor, a forma de pagamento e acionar a opção "Salvar", se nenhum caixa estiver aberto o sistema apresenta uma mensagem informando que o pagamento não poderá ser efetuado:


Consultar Conta Cliente - não existe caixa aberto



Se o usuário "incluir" um valor menor que o valor total da conta, o sistema apresenta uma mensagem de erro e não permite que seja efetuado o pagamento parcial:


Consultar Conta Cliente - mensagem de pagamento parcial não autorizado

Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Easy to use tool to create HTML Help files and Help web sites